domingo, 21 de agosto de 2022

SERVO DE DEUS NICHOLAS BLACK ELK "ALCE NEGRO"


SERVO DE DEUS NICHOLAS BLACK ELK "ALCE NEGRO", Leigo, indígena Sioux, catequista conhecido entre os jesuítas como um "segundo São Paulo" e um "fervente apóstolo" pela sua evangelização entre os Lakota. Ele viveu sua fé através da tradição Lakota e levou ao catolicismo estas culturas convertendo centenas quando morreu.
Nascido em 01 de dezembro de 1863 no Rio Powder, Estados Unidos. Com cerca de 12 anos, participou da batalha de Little Big Horn de 1876, e foi ferido no massacre de Wounded Knee em 1890.
Alce Negro casou com sua primeira mulher, Katie War Bonnett, em 1892. Ela se converteu ao catolicismo e seus três filhos foram batizados. Após sua morte em 1903, Alce Negro também foi batizado, tomando o nome de Nicholas Black Elk, e continuando como líder espiritual da tribo naquilo que ele não via contradição entre tradições tribais e cristianismo.
Em 1905 ele voltou a casar com uma viúva com duas filhas chamada Anna Brings White e com a qual teve mais três filhos permanecendo com ela até a morte em 1941.
No fim de sua vida,Alce Negro contou a história de sua vida e um bom número de rituais sagrados Sioux a John Neihardt e Joseph Epes Brown para ser publicado. Suas narrações obtiveram um interesse considerável do público.
No livro de John G. Neihardt, diz-se que o Sioux aos nove anos esteve inconsciente durante 12 dias e teve visões do cavalo das quatro direções que o levou à nuvem dos seis avós, ou seja, os quatro pontos cardeais mais o zênite e o nadir. Estes ensinaram-lhe os segredos de conhecer e curar. Na sua juventude foi instruído com o conhecimento dos grandes sacerdotes, incluindo Whirlwind Chaser, Black Road e Elk Head.
Com esse conhecimento, Alce Negro rezou e jejuou por grandes temporadas o que o tornou um homem sábio que recebeu visões e um poder especial para o bem de sua nação. Essa missão obcecou o Alce Negro e causou-lhe muito sofrimento, apesar de poder guiar o seu povo para o caminho sagrado, não conseguiu ver meios suficientes para fazê-lo acontecer na sua totalidade.
Durante 50 anos, Black Elk levou outros a Cristo muitas vezes derretendo sua cultura Lakota em sua vida cristã. "Esta enculturação pode sempre revelar um pouco da verdadeira natureza e santidade de Deus" desafiou as pessoas a renovarem-se, a buscar esta vida que Cristo lhes oferece. "
A vida de Alce Negro como um catequista dedicado, líder espiritual e guia "inspirou muitos a viver para Cristo pela sua própria história. " Morreu em 19 de agosto de 1950 em Pine Ridge.
Com a abertura formal de sua causa, Alce Negro agora tem o título de "Servo de Deus".
A causa de Black Elk começou oficialmente após uma petição com 1.600 assinaturas que foi apresentada à Diocese de Rapid City em 2016. O processo foi formalmente aberto no ano seguinte e obteve a aprovação unânime dos bispos americanos na sua assembleia de novembro de 2018. A fase diocesana terminou em 25 de junho de 2019.
Os últimos papéis sobre a causa de Black Elk foram apresentados por William White, um católico Lakota em formação para o diaconado e postulador diocesano desta causa para a diocese de Rapid City, no Dakota do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário