quarta-feira, 13 de maio de 2020

COMO SER VERDADEIRAMENTE FELIZ




VENERÁVEL DOM FULTON J. SHEEN

Todos querem ser felizes, mas apenas poucos podem alegar que possuem a felicidade. As duas principais razões de infelicidades são as seguintes:

1- A felicidade, em geral, é considerado como algo fora de nós mesmos, como, por exemplo, uma casa de verão, um convite para um “importante” coquetel ou devido a um novo carro em que há mais lugar no compartimento de bagagem do que no assento de trás. Se a felicidade, porém, tornar-se dependente de um prazer que outrem nos proporciona, ou de uma honra, então é algo que se encontra fora de nosso controle. Está ela em nós, mas além de nós.

2- A felicidade também muitas vezes se identifica com a satisfação do nosso ego. O egoísta nunca admite que o é; diz ele que apenas não deseja que “alguém lhe leve o melhor” o ego é a criança mimada em nós — petulante, clamorosa, rixenta e crítica. O egoísta quer louvores pelo que faz bem, mas paga sua culpa quando faz mal. O egoísta deseja tanto ser amado que se esquece de amar e, por isso, jamais é feliz.

Quais são as condições de felicidade? A primeira é a eliminação do egostismo ou egoísmo através da ajuda de outros. A renúncia do eu por outrem exige a repressão constante daquelas características de nossa personalidade que tendem a aviltá-la.

O maior filósofo pré-cristão, Aristóteles, certa feita analisou as duas tendências que mais precisam ser vencidas em nós e depois sugeriu a maneira de consegui-lo. As duas tendências são o mau gênio e os desejos desenfreados. Nem sempre esses dois elementos se apresentam juntos. O jovem é mais inclinado ao descontrole e seus apetites carnais ou sensuais e os velhos ou os de meia idade são mais dados a sublimar o sexo com o desequilíbrio, queixas e criticismo.

A ajuda a outrem é o corretivo para as ambas. O temperamento é controlado porque a condição primeira da ajuda é a bondade para com os demais. Não se pode imaginar um médico, enfermeiro ou capelão de gênio violento numa colônia de lázaros. Como podem queixar-se os lábios quando as chagas leprosas são como bocas implorando piedade e compaixão?

A ajuda de outros também detêm os desejos impetuosos devido ao elevado respeito e amor para com os demais. Procura-se mais agora proporcionar felicidade a outrem do que dar prazer ao próprio eu. Quando a paixão começa a assumir o mesmo significado que tem quando aplicam ao Calvário, onde falamos da “Paixão do Cristo”, então ela se elava ao amor em sua expressão alta.

Nada contribui tão rapidamente para a felicidade própria quanto o esquecimento do ego. O pássaro que canta para os outros alegra seu coração.

Os dois óbulos das viúvas, a sombra fugaz de Damião entre os leprosos, o vaso de alabastro quebrado de Madalena — todas essas coisas levaram a verdadeira felicidade a estas almas. Na noite em que Nosso Senhor saiu para sua morte para salvar a humanidade Ele cantou. Foi a única vez que se registra que Ele cantou, e foi na hora do ofício que era a renúncia. Este Divino Exemplo é necessário para inspirar esquecimento próprio. Assim como a roda de moinho pára de girar quando as águas do regato são detidas, assim também degenerará a caridade neste mundo em ações frias, estatísticas profissionais a menos que sejam inspiradas por Ele que disse: “Eu vim não para ser servido, mas para servir”.



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A CRUZ — ANO XLIX, CUIABÁ, 24 DE AGOSTO DE 1958, N. 2.251

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