domingo, 23 de março de 2014

Debate sobre Chesterton - Sociedade Chesterton Brasil e Sociedade Chesterton Portugal

Para aqueles que gostam de Chesterton, sugiro que conheçam o trabalho das Sociedades Chesterton Brasil e Chesterton Portugal. 
As duas sociedades, cada um ao seu estilo, com recursos limitados e muito ânimo, realizam o excelente trabalho de resgatar um pensador que, mais do que conservador, era um grande católico. 
Chesterton foi um dos grandes escritores ingleses do século XX. Escreveu mais de 4 mil artigos e publicou mais de 80 livros. Para quem não sabe, ele ditava seus livros e artigos para uma colaboradora que datilografava. Raras eram as vezes que ele corrigia o original. Entre outras curiosidades de sua vida, uma delas é que certa vez um editor escreveu-lhe uma carta em que fazia a seguinte pergunta: "O que há de errado com o mundo", Chesterton retornou-lhe com uma resposta das mais breves que se possa imaginar: "Eu". Em outra ocasião, ele foi perguntado qual livro levaria para uma ilha deserta. Chesterton deu uma resposta - que somente quem compreende sua inteligência e sentido de vida poderia achar normal - no mínimo inusitada: "Um livro que ensine como construir uma canoa".
São por estes e outros detalhes que ler Chesterton faz bem para a inteligência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações