quinta-feira, 30 de agosto de 2012

VOTO CATÓLICO - 10 PRINCÍPIOS IRRENUNCIÁVEIS



1. Respeito à vida humana em todas as suas etapas, desde a fecundação até o declínio natural.

2. Defesa da família fundada no matrimônio, união de um homem e uma mulher, caraterizada por ser monogâmica, indissolúvel, complementaria e aberta à vida .

3. Respeito à liberdade religiosa e de consciência, entendidas como o direito de todo homem de render culto privado e público a Deus segundo sua reta razão.

4. Defesa da liberdade de educação, pela qual os pais podem oferecer a seus filhos formação dentro do lar e aceder a instituições colaborem harmoniosamente com eles na oferta de instrução formal.

5. Considerar o poder político um serviço, que leva a procurar e realizar obem comum acima do interesse e benefício particular.

6. Promoção subsidiaria das pessoas mais pobres da comunidade, garantindo-les ao menos oportunidades de desenvolvimento e condições dignas de vida.

7. Defesa do direito de todo cidadão a ter um trabalho digno, com remuneração familiar, e com justa participação nas utilidades da empresa da que forma parte.

8. Respeito à liberdade de iniciativa econômica sem regulações excessivas por parte do Estado, garantindo o acesso à propriedade, com sua conseqüente co-responsabilidade com os deveres de justiça social.

9. Respeito à liberdade de expressão e de de imprensa, dentro do marco do respeito à Verdade, à fama dos particulares e ao exercício ético da geração e divulgação de informação e opinião.

10. Promoção de uma adequada relação entre a Igreja e o Estado, caraterizada pelo respeito e a mutua colaboração, reconhecendo a justa atribuição que a Igreja tem de formar a consciência dos seus fieis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações