terça-feira, 7 de dezembro de 2010

"Frases retirada do livro de G.K. Chesterton, Ortodoxia, 2008.

RAZÃO
"Todo o mundo moderno está em guerra contra a razão; e a torre já oscila." (p. 59)

"É inútil falar sempre da alternativa de razão e fé. A própria razão é uma questão de fé. é um ato de fé afirmar que nossos pensamentos têm alguma relação com a realidade por mínima que seja" (p. 56)

"Com um puxão demorado e constante, tentamos tirar a mitra da cabeça do pontífice; e a cabeça dele veio junto com a mitra."(p. 58)

EVOLUCIONISMO
"Se a evolução simplesmente significa que algo positivo chamado macaco transformou-se lentamente em algo positivo chamado de homem, então ela é inofensiva para o mais ortodoxo; pois um Deus pessoal poderia muito bem criar coisas de modo lento ou rápido, especialmente se, como no caso do Deus cristão, ele estivesse situado fora do tempo." (p. 58-59)

Descartes disse: "Penso; logo existo". O filósofo evolucionista inverte e negativiza o epigrama e diz: "Não existo; portanto, não posso pensar". (p. 59)

ALEGRIA
"A questão não é que este mundo mundo é triste demais para ser amado ou alegre demais para não o ser; a questão é que, quando se ama alguma coisa, a sua alegria é a razão para amá-la, e a sua tristeza é a razão para amá-la ainda mais." (p. 111)

CRIADOR
"...este nosso mundo tem algum propósito; e se há um propósito, há uma pessoa. Eu sempre sentira a vida primeiro como uma história; e se há uma história há um contado da história". (p. 101)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações