segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O Jovem de Caráter

O Jovem de Caráter

Ter caráter é ser alguém. O homem de caráter, qualquer que seja o lugar que ocupe na sociedade, é sempre um valor real. O que falta à sociedade moderna são homens de caráter. O livro "O jovem de caráter" do Dr. Tihámer Toth, bispo e professor da Universidade de Budapeste, ensina a formar o caráter.

É um livro que vem na hora própria - que este é daqueles que têm sempre oportunidade: são feitos para a natureza humana cujas dificuldades e fraquezas conhece e deseja auxiliar a ascensão para o melhor. Mas havemos de reconhecer que a hora que passa é de particulares dificuldades: sente-se a ânsia e a necessidade de uma sociedade melhor, mas não se atina com o remédio que, a final, não pode outro senão este - melhorar os homens, os indivíduos. E para melhorar os homens é preciso dar-lhes noção e consciência da sua dignidade e das suas responsabilidades, numa palavra - é preciso fazer homens de caráter. É deles que, infelizmente, está falha a sociedade moderna. Oxalá possa este livro ajudar a preencher esta grande e perigosa lacuna.

Do prefácio do tradutor da edição portuguesa de 1962
Seguem alguns excertos deste excelente livro.

-------------------------------------------------------------
*Extaído do livro: TOHT, Tihámer. O jovem de caráter. [S.L]: Coimbra, 1963.

**Nasceu em Szolnok (Hungria) em 1889. Estudou na Universidade de Pázmány, em Budapeste, e foi ordenado sacerdote em 1912.Foi capelão do exército austro-húngaro na Primeira Guerra Mundial, quando teve a ocasião de conhecer a profunda miséria moral em que estava a juventude do seu tempo. Desde aquele momento, fez o prpósito de atrair a juventude para Cristo.Em 1916, começou um programa de rádio famoso que se tornou famoso no país. Em 1924, foi nomeado professor de Pedagogia na Universidade de Pázmány e, em 1931, foi escolhido para ser diretor do seminário de Budapeste. Foi sagrado bispo em 1938, mas faleceu pouco depois, em 1939. Em 1943, iniciou-se o processo para a sua beatificação. (Extraído do site da Quadrante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba nossas atualizações